terça-feira, 14 de junho de 2011

PROJETO PROVÉRBIOS E DITADOS POPULARES

Projeto WebQuest - elaborado para desenvolvimento de trabalho pedagógico com hipertexto.

Professoras Cursistas:
Elânia Delfino da Costa
Ana Fidelis

Professoras Facilitadoras:
Roberlânia
Roseângely

Projeto WebQuest – elaborado para desenvolvimento de trabalho pedagógico com hipertexto.

WebQuest “ ”
http://superwebquest.webcindario.com/
Tema: Provérbios e Ditados Populares


Projeto Didático
Provérbios e Ditados Populares

Objetivos:
•Desenvolver comportamentos leitores e escritores a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros.
•Conhecer os provérbios mais comentados.
•Refletir com os alunos as lições e ensinamentos que existem nos provérbios.
Conteúdos:
•Leitura, comunicação oral, comportamentos leitores e escritores.
•Produção de texto
•Ortografia

Ano:
•6º ano “A”

Tempo estimado:
•Seis aulas.

Material necessário:
Cópias de diversos provérbios e ditados populares; papel, cola, caneta e tesoura.

Mídias utilizadas:
Tv – vídeos, dvd, informática: computadores, impressora, pen drive, blog, internet, gmail, câmara fotográfica, aparelho de som.
Desenvolvimento:

•1ª etapa
Dividir a turma em grupos de até três pessoas. Distribua cópias dos provérbios. Solicite os alunos a lerem os provérbios, conversarem brevemente nos grupos destacando as hipóteses levantadas. São elas:
Vocês sabem o que é um provérbio? O que vocês acham dos provérbios?
Pesquise no dicionário o que é provérbio? Registrar no caderno.
Peça para que os grupos socializem suas discussões e incentive todos a participarem.
Fazer o registro na lousa de todos os provérbios.

•2ª etapa
Após o registro dos provérbios, fazer uma análise dos mesmos refletindo sobre as lições e ensinamentos que eles nos transmitem. Como: valores humanos, preconceitos, amizades, respeito às diversidades de cada um. Registrar no caderno.

•3ª etapa
Solicitar uma pesquisa. Levar a turma para a sala de informática visitar o site: http://www.google ditados populares. Incentivar cada grupo a pesquisar três ditados populares, para debaterem, refletirem sobre seus ensinamentos. Registrando no caderno cada ensinamento que o mesmo nos transmite.
Iniciar a confecção de um provérbio coletivo.

•4ª etapa
Confeccionar uma coletânea com a turma.
Explicar antecipadamente o que é uma coletânea.

5ª etapa

Produto Final
Exposição dos trabalhos;
Apresentação dos provérbios confeccionados.

Avaliação
Análise das produções dos alunos, verificando a aprendizagem.

RELATO

Cheguei à sala de aula usando alguns provérbios como: quem esta na chuva é pra se molhar. Águas passadas não movem moinho, etc. Os alunos, obviamente, acharam engraçado. Perguntei o significado das palavras que eu havia dito, e as respostas foram parecidas, porém alguns alunos não sabiam. Esse fato sugere que alguns provérbios eles usem apenas no contexto sem conhecer o significado real do mesmo. Foi aí que apresentei o roteiro da sequência didática convidei os alunos a formarem grupos de até três para participarem das atividades. Já estavam espalhados em grupos de três. Em seguida apresentei-lhes vários ditos populares. Todos estavam curiosos para saber o que fazer, e eu fazendo aquele suspense. Expliquei-lhes que não podiam falar apenas ler e refletir. Após esse momento refletimos sobre os ensinamentos e lições que os mesmos nos transmitem. Pedi que pesquisassem no dicionário a palavra provérbio e registrasse cada um no seu caderno.
Foi muito bom e interessante ouvir as explicações de cada um.
Em seguida, passei uma pesquisa para casa, cada aluno ia trazer um provérbio para posteriormente confeccionarmos uma coletânea. Após a pesquisa, fizemos uma leitura prévia e interpretativa dos provérbios coletados, para confecção da coletânea. Onde cada grupo escreveu o ensinamento que o mesmo nos ensina. Segue em anexo os trabalhos dos alunos.
Este trabalho foi bem prazeroso, pois são expressões e palavras que fazem parte do dia de cada um, eles não se davam conta que era um gênero tão importante da língua portuguesa.
O objetivo da atividade foi alcançado, os alunos sentiram que sua linguagem é importante, e faz parte dessa etapa da vida. Os mesmos perceberam e levantaram a questão do uso de diversos provérbios. Mostrei-lhes a importância de saber a hora certa de usar-los para que a comunicação não fique prejudicada por mau-entendidos.